Golpe de Dia dos Namorados promete perfume da marca O Boticário

Um novo golpe no WhatsApp tem usado a marca O Boticário para disseminar falsas promoções do Dia dos Namorados. A ação foi analisada por especialistas da dfndr lab, divisão de segurança digital da PSafe, os quais identificaram a veiculação de 10 links falsos em apenas sete dias de operação, quantidade suficiente para gerar 39 mil vítimas de várias parte do Brasil.

A campanha atrai o público por meio da promessa de envio de um perfume masculino ou feminino de O Boticário. Mas, para ganhá-lo, é preciso fornecer dados pessoais e, em seguida, compartilhar uma URL maliciosa com outras cinco pessoas. Para reforçar a “veracidade”, os materiais contêm imagens e comentários de contemplados fictícios, além de sistema que faz menção ao nome dos alvos.

Captura de tela de banners de falsas promoções com a marca O BoticárioCaptura de tela de banners de falsas promoções com a marca O BoticárioFonte:  dfndr lab/Reprodução 

“O cibercriminoso condiciona a vítima a pensar que ela precisa seguir todos os passos para supostamente receber o prêmio. Com isso, ele aproveita da boa-fé da vítima para torná-la um vetor de disseminação do golpe”, destacou Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Esse formato de crime tem o objetivo de utilizar as informações levantadas para invadir contas bancárias, e-mail e/ou serviços. Ainda podem ser exploradas em solicitação de assinaturas e compras por meio de criação ou venda de cadastros sem consentimento dos donos oficiais.

Materiais promocionais usam comentários e fotos de falsos ganhadoresMateriais promocionais usam comentários e fotos de falsos ganhadores

Fonte:  dfndr lab/Reprodução 

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