Ericsson registra nova tecnologia para evitar o roubo de celulares

O furto de smartphones é um problema que incomoda muita gente há anos, sem uma solução definitiva para evitar que pessoas levem os aparelhos celulares despercebidas. Para tentar combater essa mazela, a Ericsson panteteou uma nova tecnologia que promete complicar a vida de ladrões e garantir que você não perca o seu smartphone.

A empresa sueca entrou com o registro de uma patente que propõe uma tecnologia chamada “fricção adaptativa”, que tem como objetivo identificar um possível roubo, no momento em que o ladrão tenta retirar o smartphone do seu bolso. O sistema funciona usando os sensores do aparelho, que analisam o contexto e ambiente em torno de si. Caso ele esteja no seu bolso, usando elementos como sensores de luz, microfone e câmera, ele pode identificar onde está e reagir ao ser retirado de maneira sorrateira desse ambiente.

A ideia é que ele consiga identificar a maneira de pegar o smartphone do seu dono, analisando a força da pegada e verificando se existe uma diferença. Por exemplo, em roubos sorrateiros, o aparelho é removido do bolso com certa leveza e cuidado para não chamar atenção.

A tecnologia seria capaz de perceber isso, assim como verificar os batimentos cardíacos da pessoa em posse do smartphone, passando a vibrar em uma frequência ultrassônica que, supostamente, tornaria o aparelho mais difícil de ser segurado.

Antifurto

Imagem: Reprodução/WIPO

A patente também sugere o uso da tecnologia para que o hardware emita uma vibração diferente, mantendo o aparelho mais seguro na mão do usuário, evitando que ele o derrube. Obviamente, a tecnologia ainda está no reino das ideias e não significa que será desenvolvida e testada em novos modelos, mas não deixa de ser interessante ver que as empresas estão buscando uma forma de evitar que smartphones e aparelhos do tipo sejam furtados.

Fontes

WIPO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *