Aprenda a proteger e nunca mais esquecer suas senhas

Por favor, não vai dizer que você ainda guarda suas senhas assim: num pedaço de papel! E não adianta também se for em um arquivo qualquer desprotegido no computador, hein?! Infelizmente, pouca gente ainda tem consciência da importância de proteger suas senhas. Sabe aquela história: “nunca vai acontecer comigo”? Segundo uma pesquisa recente da LastPass Sharing, 59% das pessoas costumam repetir suas senhas em mais de um serviço digital – quando não em todos eles!

Não é por acaso. Em tempos que vivemos bombardeados de informações, é mesmo bem difícil lembrar tanta combinação para administrar todas contas e serviços: e-mail, redes sociais, logins… Pouca gente ainda conhece meios eficazes e seguros de armazenamento de senhas e acessos. E aí, para facilitar e vida e dar uma folga pra memória, acabam mesmo indo na senha padrão e acabam comprometendo a segurança das suas informações.

Uma senha forte e única para cada equipamento ou serviço pode evitar muita dor de cabeça. Mais do que uma senha forte, a combinação de fatores é a melhor forma de se manter seguro. O primeiro nível é aquilo que você sabe, sua senha, por exemplo. Um nível acima, um segundo fator de autenticação, como um token ou até um telefone celular, já aumenta bastante o nível de segurança; algo que você tem! O ultimo e mais seguro nível seria o terceiro, que inclui algo que você é. Neste caso, entra a biometria com reconhecimento facial, de íris e impressão digital.

Para quem não tem memória de elefante, hoje a maioria dos navegadores já oferece uma função para salvar senhas e até completar os campos de usuário e password automaticamente. Mas esta ainda não é a melhor opção…o serviço oferecido pelos browsers é bastante limitado.

Para quem procura e se informa, sim, existem soluções mais sofisticadas de proteção de acessos. E, não, você não vai mais ter que lembrar dezenas de senhas; no máximo, uma! Os cofres digitais, por exemplo, são softwares seguros para armazenar senhas e documentos. Alguns armazenam a informação criptografada, na sua própria máquina; outros guardam suas senhas em servidores próprios, como serviços de nuvem.

Agora a alternativa mais segura são os tokens como estes oferecidos por algumas startups fora do Brasil. Nestes dispositivos que se assemelham muito a um pendrive comum, além de guardar suas senhas de forma segura com criptografia de nível militar, eles servem como duplo fator de autenticação. Alguns, por bluetooth, são capazes de garantir o acesso do usuário imediato, sem a necessidade de digitar nada…

Por último, mais uma opção são os serviços de one-time password, uma espécie de senha descartável que cria uma combinação única para cada acesso. Neste caso, a única senha que o usuário precisa lembrar é a de login no serviço. Existem diversas soluções para gerenciamento de senhas, mas ainda são pouco disseminadas no Brasil. E se você quer se manter realmente seguro online, é importante ter a consciência de usar pelo menos um desses produtos – alguns inclusive são gratuitos – e nem pensar mais em guardar senhas em papéis…por favor! No nosso site, a gente separou uma lista de soluções bem legais para gerenciamento de senhas…aproveita e confere lá; o link está logo abaixo do vídeo desta matéria!

Links:
Os 5 melhores aplicativos para gerenciar suas senhas com segurança

Fonte: Olhar Digital

 


Cursos com descontos apartir de R$ 19,99:

Redes Wireless – Curso Básico Profissional
Não adianta você pegar tutoriais na internet e não saber o que está fazendo. Aqui você aprende de verdade!

Segurança na Internet para Familias
Proteja e monitore o que seus filhos fazem na internet, à distância! Limite tempo, conteúdos acessados e muito mais.

 

Curso Técnicas de Invasão a Redes Sem Fio [Pentest Wireless]
Invasão à redes sem fio, técnicas de Pentest Wireless, hacker, cracker, ethical hacker, Injeção de pacotes e muito mais

Fundamentos de Ethical Hacking: curso prático
Como aprender a realizar um Teste de Invasão (PenTest) completo através de diversos exemplos práticos

Curso de Kali Linux
Segurança da Informação e Pentest

Hacker Ético Profissional com Kali Linux
Aprenda a como usar o máximo do Kali Linux em seus testes de invasão!

 


Afiliado passo a passo

Afiliado passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *