Apple bloqueia aplicativo da Clearview AI para iPhone

Companhia de reconhecimento facial permitia a instalação do app fora dos serviços da Apple; diretrizes de utilização da empresa condenam a prática

Após ter sua lista de clientes vazada na internet, a startup Clearview AI, especializada em reconhecimento facial, enfrenta problemas diretos com a Apple. A fabricante de iPhones bloqueou a utilização do aplicativo da empresa nos smartphones da marca. A proibição ocorreu por conta de uma violação das regras do programa de software corporativo da companhia.

A startup possuía um certificado corporativo que possibilitava às pessoas que instalassem o aplicativo de maneira independente, fora da App Store. Os certificados corporativos são emitidos pela Apple para permitir que as empresas criem e aprovem aplicativos próprios para iPhone e iPad projetados apenas para uso da própria companhia. É comum que esses certificados sejam usados para testar aplicativos internamente antes de serem enviados à loja de apps da empresa.

A versão de iOS foi descoberta pelo site TechCrunch em uma página pública do serviço de armazenamento Amazon S3. Embora a instalação seja possível, é necessário login e senha para acessar os serviços, um dos quais permite o usuário utilizar a câmera do telefone para tirar uma foto e pesquisar em um banco de dados com mais de três bilhões de imagens uma correspondência visual.

De acordo com a empresa, o serviço está disponível apenas para órgãos governamentais e policiais. No entanto, com o vazamento da lista de clientes da empresa, foi possível constatar que companhias privadas de variados segmentos, que não possuem qualquer ligação com entidades policiais, conseguiam utilizar a tecnologia sem grandes dificuldades de acesso. 

Via: Engadget

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *